Viajando nos livros: SP Jardins & afins, de Rosangela Lyra

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 2 Flares ×

sp jardins afins

Uma das coisas que mais gosto nessa vida são os guias de viagem. Por mais que eles tenham perdido em precisão da informação para a internet e em praticidade para os smartphones, não consigo resistir a eles. Geralmente são muito bem diagramados, bonitos, interessantes. E isso foi uma das coisas que me atraiu no guia “SP Jardins & afins”, da Rosangela Lyra (que, acabo de descobrir, vem a ser a mãe da Carol Celico e, consequentemente, sogra do Kaká). O projeto gráfico é belíssimo, com ilustrações bacanas, capa dura e páginas coloridas.

sp jardins afins1
Lista telefônica sim, porém com conteúdo selecionadíssimo!

A boa impressão acabou por aí, infelizmente. Ao abrir o livro, que recebi lacrado, fui surpreendida com não uma nem duas, mas 32 páginas de anúncio – coincidência ou não, um desses era estrelado pelo próprio Kaká. Tipo revista, sabe? Chegando ao conteúdo, o livro é um guia da região dos Jardins feito por ricos e para ricos. Tirando a seção de passeios, com indicações de museus, o resto se trata de uma grande lista telefônica com centenas de lojas e restaurantes enumerados e uma brevíssima descrição de cada um. A seção dedicada aos hotéis, por sua vez, contém apenas quatro páginas – até eu, que não moro em São Paulo, conheço mais hotéis na região.

sp jardins afins2

Os grandes diferenciais do livro estão nas últimas páginas. Após o guia propriamente dito, temos quatro páginas com aspas de famosos completando a frase “Eu amo São Paulo porque…”. Em seguida, um roteiro de cinco dias, onde Rosangela indica os seus programas prediletos na cidade – que incluem compras na Oscar Freire e três shoppings diferentes. No final, minha parte predileta: a contracapa vem com uma espécie de envelope e, dentro dele, um mapa da região com um mapa do metrô de São Paulo no verso.

Minha intenção aqui não é criticar o trabalho alheio, mas sim alertar quem busca um guia de São Paulo, já que esse custa caro (encontrei preços entre R$ 39 e R$ 55 na minha pesquisa): “SP Jardins & afins” é uma obra destinada a um público muito específico. Se você vai para a cidade para um tour de compras, luxo, e restaurantes caros, vá em frente: é a obra certa. Mas se você é leitor desse blog, não tem um cartão de crédito platinum sem limites e se interessa mais pelas atrações culturais, pontos turísticos e tantas outras coisas bacanas que São Paulo oferece, continue procurando. A gente também vai testar outros guias por aqui! 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *