Foz do Iguaçu: tudo sobre o passeio no Parque Nacional do Iguaçu

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Parque Nacional do Iguaçu (2)

Visitar o Parque Nacional do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo, parecia um sonho distante – apesar de estarmos geograficamente perto, já que a base das Viajadas é em Porto Alegre. Os preços dos voos para Foz são bem altos, e por isso a gente ficava sempre adiando a viagem. Mas eis que a oportunidade rolou, e em novembro de 2016 finalmente demos os nossos rolês por Foz. Vai ter muita história pra contar por aqui, mas não tem jeito melhor do que começar pela maior atração da cidade: o Parque Nacional do Iguaçu.

A ida para Foz foi aquela confusão toda que eu contei nesse post sobre o voo com a Azul. Mas depois que chegamos lá, foi só alegria! Além do Parque Nacional do Iguaçu passamos também em Itaipu Binacional, mas isso é história pra outro post.

Ingressos para o Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu (1)

A nossa visita ao Parque Nacional do Iguaçu rolou bem no meio do feriado de 15 de novembro, então o parque estava lotado. Segundo o pessoal de lá, havia sido o feriado mais lotado do ano.

Parque Nacional do Iguaçu (3)

As filas estavam gigantescas, então a melhor maneira de evitá-las é comprando os ingressos online. Os ingressos no site custam R$ 37 para adultos e R$ 10 para crianças e idosos.

Parque Nacional do Iguaçu (7)

Estrutura do Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu (4)

O centro de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu é bem interessante, com lancherias, loja de lembranças, banheiros, telefones, etc. Uma estrutura bem organizada e que não fica atrás dos parques nacionais americanos, por exemplo. Tomara que outras atrações nacionais se inspirem no Parque Nacional do Iguaçu para oferecer experiências bacanas para os visitantes!

Parque Nacional do Iguaçu (9)

Dali partem, ininterruptamente, os ônibus que levam os visitantes para as diversas paradas do parque. Além das cataratas, o Parque conta com diversas trilhas (pagas à parte) e atrações, como o Macuco Safari (imperdível, também pago à parte). Mapas estão espalhados por todo o lugar, e o ônibus vai informando cada parada, então pode ficar tranquilo que você não vai se perder. Minha dica é, caso você se sente no andar superior do ônibus, que fique próximo à porta quando for descer, já que os motoristas não abrem as portas automaticamente a cada parada.

A trilha das cataratas

Parque Nacional do Iguaçu (12)

Para chegar até as cataratas, você tem duas opções: descer na estação Porto Canoas e chegar direto nas cataratas, ou descer na trilha das cataratas e explorar a área em volta antes de chegar nas cataratas. Eu, mesmo não sendo a mais atlética das criaturas, optei pela trilha das cataratas e não me arrependo. O caminho é suave, e as vistas que a gente descobre no caminho são sensacionais.

Parque Nacional do Iguaçu (10)

Na trilha das cataratas existem quatis, MUITOS quatis. Não deixe comida pelo caminho e não mexa com os bichinhos. Cuidado também com as lixeiras, vi alguns escondidos por lá procurando comida e prontos para assustar os turistas.

Parque Nacional do Iguaçu (6)

Você também vai encontrar um paradouro com lancheria e banheiro no caminho, e alguns mirantes. Como o parque estava lotado, foi difícil posar para boas fotos, mas hey, o importante é viver e guardar na lembrança, né?

As cataratas do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu (5)

Depois da trilha, você chega no ponto mais esperado, as cataratas! Prepare-se para encontrar muitos vendedores de capas de plástico, mas não sei se elas são realmente úteis para quem vai até o mirante das cataratas, com água por todos os lados.

Parque Nacional do Iguaçu (14)

No final das contas nem fiquei muito tempo por lá, já que o local estava realmente lotado. E aqui um desabafo: como o povo é mal educado, hein? Vão passando na frente, empurrando, tava uma muvuca. Cheguei lá, fiz umas fotos (não ficaram muito boas porque estava usando uma capinha impermeável no celular) e vazei fora. Nesse caso, o caminho foi realmente muito mais interessante que o destino em si.

Restaurante Porto Canoas, com vista para as cataratas do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu (13)

Depois de sofrer no mirante das cataratas, rolou aquele momento treat yoself, e fomos almoçar no Restaurante Porto Canoas. Com vista para as cataratas, o restaurante é um buffet livre muito gostoso. O valor é alto, mas compensa – você está de férias, oras!

No dia da nossa visita, tinha feijoada, vários pratos quentes, diversas opções de carnes e sobremesas. Uma delícia!

Ao redor do restaurante também existe um centro de visitantes, com lancheria, venda de ingressos, banheiros e até joalheria! Dali saem também os ônibus rumo à entrada do parque, mas que você também pode usar para ir até as outras trilhas.

Fique ligado: nos próximos posts teremos a Trilha das Bananeiras e o Macuco Safari, os passeios em Itaipu Binacional e review de hotel e restaurantes em Foz do Iguaçu! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários em “Foz do Iguaçu: tudo sobre o passeio no Parque Nacional do Iguaçu”

  1. Ai que saudade! Foz é lindo demais 😍 Fui pra lá em 2008 e foi uma das melhores viagens. Acho um dos lugares mais lindos do Brasil! Excelente post!

  2. Eu acho que dei sorte então, pois quando visitei não peguei muvuca. Até tinha gente, mas nada como você relata ou como vemos na imagem… Graças a Deus, porque não gosto de lugares lotados! Ainda mais quando as pessoas acham que tem mais direito que outras e saem empurrando…
    Em tempo: as Cataratas são impressionantes não é mesmo?!
    Bjs

    1. São sensacionais! Espero voltar em uma época mais vazia pra curtir o parque com mais tranquilidade.

      Beijo!

  3. Já fui duas vezes. A primeira, em um mês de janeiro, tudo beeeem cheio.
    A segunda, no meio da semana, em dezembro, e aí foi bem tranquilo.

    1. Pois é, Gê, vou tentar voltar em uma época mais tranquila pra explorar melhor o parque!

      Beijo,

  4. As cataratas são demais. Minha primeira ida foi também em um feriadao, e estava muito cheio. Voltei em outro momento (de carro e não de Azul) e foi bem mais proveitoso. É um dos locais que voltarei com certeza.

    1. Boa dica, Luis Felipe! Eu já amei com o parque lotado, em um dia mais tranquilo (e sem perrengue voando Azul) deve ser ainda mais incrível!

      Abraço,

  5. Foz do Iguaçu é sensacional!! Estive lá apenas uma vez e gostei muito de visitar o parque nacional, me aventurar no macuco safari e visitar o parque das aves!! Gostei tanto que quero voltar!!

  6. Ah, que saudade de Iguaçu!!! É um dos lugares que mais amei visitar no Brasil, e com certeza voltarei logo que tiver uma oportunidade. Gosto bastante da estrutura do parque no Brasil, acho que tem bastante facilidades/acessibilidade pra quem visita as cataratas. O parque do lado argentino é mais roots… Embora leve a gente láááá dentro da garganta do diabo. Mas acho que do Brasil é como assistir o espetáculo de camarote 🙂

  7. Que delicia de passeio. Ainda não conheço Foz mas morro de vontade de ir só pelas fotos! rs. Seu relato esta demais! Me senti nele. Obrigada pelas dicas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *