10 atrações imperdíveis em Montevidéu

41 Flares Twitter 0 Facebook 40 Google+ 1 Pin It Share 0 Filament.io 41 Flares ×
montevidéu
Vista do prédio da Intendência

Montevidéu é um cidade relativamente pequena e a maioria dos seus pontos turísticos estão bem próximos. Por isso, há quem diga que não tem muito o que fazer na cidade. O que não é verdade, mesmo em cinco dias na cidade faltaram atrações para riscar da lista. Tem pouco tempo? Selecionamos 10 atrações que consideramos imperdíveis na capital uruguaia.

1) Mirante da Intendência de Montevidéu

montevidéu

No meio da cidade, o prédio da Intendência de Montevidéu tem um vista privilegiada da cidade. O 20º andar oferece um mirante. Você não pode deixar de ver a vista 360º da cidade. Além de bem localizado, no meio da Avenida 18 de Julio (nº 1360), a entrada no mirante é gratuita. Para subir, é só pegar o ingresso no escritório de turismo que fica bem em frente ao prédio. Aproveite e peça um mapa da cidade. A visitação é das 11h às 15h de segunda a sábado e domingos e feriados das 11h às 12h30. Se chegar mais cedo, aproveite e dê uma olhada na feira de artesanato que fica no hall da intendência.

2) Avenida 18 de Julio

montevidéu

Taí uma coisa impossível de você não ver se for em Montevidéu. Boa parte do meu Top 10 se passa próximo à essa Avenida. Ela inicia no Obelisco a Los Constituyentes, na Boulevard General Artigas e termina na Plaza Independencia (ou vice e versa). E é bem o centrão da cidade. Se você caminhar por toda ela vai ver de tudo, inclusive uma baita Iglesia Universal del Reino de Dios (sim, a mesma do Templo de Salomão).  A muvuca maior de lojas começa depois do prédio da Intendência. Ah, caso você esteja se perguntando, 18 de julho de 1830 foi a data da primeira constituição do país.

3) Plaza Independencia
montevidéu

É o símbolo mais famoso do Uruguai. A praça com o monumento à Artigas e o Palácio Salvo. Inaugurado em 1928, os 27 andares deram a Salvo o título de prédio mais alto da América Latina durante algum tempo. Passe por baixo de suas galerias e preste atenção aos elementos decorativos. São todos criaturas marinhas! Em volta da praça fica o prédio da presidência, chamado de Torre Ejecutiva. Do lado, está a antiga casa do governo federal, a Casa de Gobierno José Artigas (antigo Palácio Estéves) hoje abriga o Museu do Governo.

4) Ciudad Vieja

montevidéu

É o centro histórico da cidade. Começa com a Puerta de la Ciudadela, um dos únicos vestígios da época que Montevideú era fortificada, e vai até o Rio. Você pode visitar diversos museus na região como o de Artes Decorativas, o  Andes 1972 e o museu do Carnaval. Além disso, na Peatonal Sarandi você encontra algum artesanato de rua. Nas redondezas, existem várias lojas de antiguidades e algumas galerias. Próximo está também o Teatro Solís. Caminhando pelas ruas em direção ao porto você vai encontrar a próxima atração, o Mercado del Puerto.

5) Mercado del Puerto
montevidéu
Única foto que tenho do Mercado del Purto é quando fui com a mammys e a vóvis em 2009. Tomando água, que é era mais barato

Importante centro gastronômico de Montevidéu é parada obrigatória pelo menos uma vez. Famoso pelas parilladas uruguaias e pelo medio y medio, mistura de vinho branco e espumante, é o lugar perfeito para experimentar os diversos cortes de carnes uruguaias. Deixando o papo panfleto de lado e falando sinceramente, você provavelmente vai sair de lá fedendo a fumaça e achando (com razão) os preços extremamente caros, mas ainda sim é um experiência que você precisa viver na capital uruguaia. Nem que seja só para conhecer (e ficar fedendo a fumaça).

6) Parque Rodó

montevidéu

A Redenção uruguaia. É onde as famílias passeiam nos domingos. Tem feirinha, laguinho com pedalinho, vastos gramados para jogar futebol com a criançada ou se jogar e relaxar. Perto tem um parquinho de diversões com direito a roda gigante. A vista deve ser incrível, mas como tenho medo de altura, nunca vou saber. No parque tem barraquinha de churros também!

7) Feira de Tristán Narvaja

montevidéu

Já falei sobre ela e outras feiras em um outro post.  Se o tempo tiver curto e você tiver que optar por apenas uma feira, que seja essa. Provavelmente será diferente de tudo que você já viu e se não puder fazer boas compras com certeza terá boas fotos.

8) Mirante Montevideo

montevidéu

Essa é uma atração recente em comparação com as demais. Foi criado em 2012 para recepcionar uma assembleia de governantes do BID, mas o povo curtiu tanto que ele acabou virando permanente. (Você pode ler um pouco mais da história dele no ótimo Viver Uruguay.) Ele nem tem um nome, é apenas o letreiro Montevideo, eu que estou chamando de mirante, por que de fato é mesmo. Localizado no bairro de pocitos, na Rambla República del Peru, fica numa parte mais alta da praia. Como atrás dele tem uma grama maravilhosa, você pode aproveitar para fazer um piquenique, ler um livro ou apenas relaxar aproveitando uma paisagem maravilhosa do Rio del Plata.

9) Playa de los Pocitos

montevidéu

Achei chique. Achei Copacabana. Depois de sair do mirante, dá para dar uma passeada pela Rambla República del Peru e dar uma olhadas nos prédios mais bem conversados (os do centro são bem caidinhos), nos locais praticando esportes e, claro, na paisagem da praia. Por vezes realmente me senti em Copacabana, mas sem os quiosques, a água de coco e…bom, sem o calor.

10) Palácio do Legislativo

montevidéu

Prédio lindo de viver.  Sua obra começou em 1908 e só terminou 17 anos depois, em 1925. De fora a construção já é imponente e a localização dele, sozinho em uma espécie de rotatória gigante, deixa tudo mais impressionante. São oferecidas visitas guiadas em português, inglês e espanhol às 10h30 e às 15h, de segunda a sexta-feira, a um valor de 3 dólares ou 70 pesos uruguaios. Quando a visita começa e você adentra a Sala dos Passos Perdidos a primeira reação é de UAU! É uma sala praticamente vazia, com uma grande caixa coberta ao centro vigiada por dois guardas. Nessa espécie de caixa estão dois documentos muito importantes para os uruguaios: a primeira constituição original e a ata da Declaração da Independência.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *